História do E-Wrestling em Portugal

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

História do E-Wrestling em Portugal

Mensagem por Guerrero em Sab 27 Dez 2014, 18:30

Conspo (WrestleApp Blogspot com revisão de Guerrero) escreveu:O que é o E-Wrestling?

O E-wrestling baseia-se num mundo virtual criado para albergar uma federação de Wrestling, também ela virtual. Através da escrita criam-se várias etapas. Desde a criação de uma personagem até ao desenvolvimento do jogo através das chamadas promos ou roleplays. De um modo mais sucinto, o e-wrestling consiste em encarnar um wrestler, totalmente por escrito e no mundo virtual. Ao contrário do que poderiam pensar, este jogo é jogado por pessoas de todo o tipo, desde fãs de wrestling, a pessoas que querem simplesmente melhorar a sua escrita. Este "jogo" começou já à algum tempo na América, com e-feds que já duram há uma década e centenas de pessoas. Porém, neste artigo irei falar mais do e-wrestling em Portugal.

O e-wrestling em Portugal começou em cerca de 2003. Ao longo dos anos houveram várias e-feds, desde as grandes VWW e EWL ás SWWE e TWZ, passando por outras como a NGW. Irei abordar a história de alguma delas. A Extreme Federation, conhecida também por E-Fed, também foi uma das mais famosas feds da sua época. Foi formada a 2 de Março de 2008 por Válter. Tinha duas brands; Xcess, a principal; e ETA, a secundária. Era alojada no site onde hoje está a Vanguarda da Luta Livre, que falarei à frente. A e-fed acabou em inícios de Abril de 2009, ficando apenas os seus registos que provam que a E-Fed nunca foi uma grande fed em qualidade, apesar de ter albergado uma grande comunidade de e-wrestlers.

Se há uma e-fed que quase todos, senão mesmo todos, os e-wrestlers conhecem, é a Virtual Wrestling Warzone, ou VWW. Esta e-fed ainda hoje é relembrada como uma das maiores federações virtuais portuguesas. Esta começou em 2005, tendo sido o seu primeiro show no dia 28 de Janeiro. Tinha 7 títulos: 6 individuais (Women´s Championship, Hardcore Championship, X-Nation Championship, King of the Air Championship, Rising Star Championship e Supreme Championship) e um de equipas (Tag-Team Championship). Tinha também Pay Per Views e dois shows: um principal (Blackout) e um secundário (Clash). Esta e-fed também foi responsável (junto com a e-fed EWL) pelo maior evento da história do e-wrestling português, o Civil War. Este evento reuniu as duas maiores e-feds da altura num só PPV, com lutas para muitos considerados "dream matches" Ainda hoje existem pessoas que dizem que este será um marco que nunca será ultrapassado. Em 2006, foi criado o Absolute Championship, um título máximo que unificou todos os 5 títulos individuais masculinos. A VWW fez uma pausa após o seu 52ª Blackout, voltando depois em 2007 para o seu chamado "2º Capítulo", em que acabaram com os PPV´s. Mesmo sendo o "rei" das e-feds em Portugal, VWW também acabou, em 2009.

A EWL foi outra grande fed que existiu. Inimiga e rivel declarada da VWW, começou em 2005 como Extreme Wrestling Federation e uns meses mais tarde passou para Extreme Wrestling League. Foi criada pelo Wazzraver, um e-wrestler que saiu da VWW com divergências com o Paladino, o booker dessa mesma fed. Foi aí que começou a "guerra" entre estas duas feds. A EWL tinha um modelo de shows (de nome High Voltage) baseado em TV-14 com alguma violência, tendo como títulos EWL Undisputed, EWL Portuguese, EWL Hardcore e EWL Tag Team. Apesar de os shows serem de uma constante boa qualidade, a e-fed acabou por sucumbir á sua rival VWW, acabando em inícios de 2008. Outra federação que teve relevo a nivel nacional foi a Traumatic Wrestling Zone. A Traumatic Wrestling Zone ou TWZ era uma federação com um propósito um pouco diferente do da VWW, tendo sido uma federação mais alternativa e extrema, onde gimmicks e passados contavam pouco e o trabalho era valorizado. Esteve alojada no fórum Luso Wrestling, um dos maiores, senão o maior fórum de wrestling em Portugal. Acabou ao mesmo tempo que as suas rivais.

No entanto, além das e-feds em fóruns, também haviam e-feds em blogs, tais como a UWF (brasileira e ainda no ativo) ou a WCW. Estas tinham um estilo diferente, mais baseado em argumentação. Ou seja, as "promos" eram mais focadas na troca de argumentos entre personagens do que propriamente na descrição de espaços e outros elementos essenciais na confecção da promo. Não se tinha o hábito de procurar uma rotina 24/7, uma vez que as promos deviam e eram na sua grande maioria sobre a sua prestação na luta/segmento, sobre o seu oponente e sobre o próximo evento, usando para tal mais a argumentação do que descrição.Tal como nos fóruns há a possibilidade de resposta para com as promos dos outros lutadores, sendo estas maioritariamente feitas para "desmontar" o discurso do adversário para seu favor, usando para isso a contra argumentação. A curto e médio prazo, os blogs conseguem abranger uma maior comunidade, pois sendo a página mais personalizável e organizada para novos users, é mais fácil para estes se ambientarem ao estilo de promos e da própria e-fed. A nível de números, existiam com toda a certeza mais e-feds em formato de blog do que em fóruns, pois os blogs são de mais fácil criação e manutenção do que fóruns. Por outro lado, mais de metade acabam antes ou pouco depois do primeiro show.

Porém, em 2011 as E-feds começaram a desaparecer. As pessoas começavam a perder interesse e dedicação deste jogo. A NGW tinha terminado em 2009, a E-Fed também, a mesma coisa para a VWW, e mais e mais federações virtuais tinham seguido o mesmo caminho. As pessoas discutiam, levando a que fossem mesmo proibidas em certos fóruns, e as e-feds criadas duravam muito pouco.

A Vanguarda da Luta Livre, foi mais tarde, criada no Verão de 2013 inicialmente como parte do extinto fórum Pro Wrestling Tuga (PWT). No entanto, a VLL evoluiu e conseguiu sair do PWT e ir para um fórum próprio. A partir daí, a VLL foi crescendo até se tornando-se uma referência do E-Wrestling em Portugal chegando a ter um fórum com quase 650 users registados, dois títulos individuais e um de equipas e PPV´s no fim de cada mês. Criada por Alm, e sendo possivelmente a federação de maior sucesso a nível nacional desde a era da EWL e da VWW.

A Vanguarda da Luta Livre viria a sucumbir no final do verão por diversos factores internos dando lugar em Dezembro de 2014 à Ultimate Wrestling League que se apresenta como a unificadora da esmagadora maioria destas e-feds.

_______________________________________________________________

avatar
Guerrero
Danny McLaughlin

Mensagens : 230
Data de inscrição : 18/05/2014
Idade : 26
Localização : Lisboa

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum